Simpósio de Matemática da Região Sul Fluminense

InstagramYoutube

Palestrantes 2023

Ledo Vaccaro Machado (Fundação Cesgranrio)

Título: Figura Decorativa de Números sobre Fundo Ornamental

Resumo: Perguntei a dois renomados Professores e a um emérito pesquisador o porquê de eles terem escolhido a Matemática como área de estudos. Dos três obtive a mesma resposta: porque ela é bonita. Minha resposta seria a mesma. Como professor, poucas não foram as vezes nas quais declarei a beleza de um problema e percebi um olhar de espanto nos alunos. Um olhar de quem retruca: como é possível encontrar beleza em algo como a Matemática. Muitos artistas, pessoas que trabalham no campo da estética, utilizam a Matemática como matéria prima nas suas produções. O belo constrói-se no olhar de quem o vê, uma construção pautada na experiência, na reflexão e no entendimento. Não perceber a beleza em algo que se olha não é, por vezes, reflexo de sua ausência; é a ausência de percepção, é o olhar sem ver. A proposta de nossa palestra é sensibilizar para o belo na Matemática. É reconhecer que cada um de nós que escolheu dedicar-se a ela, o fez, fundamentalmente, não porque ela é socialmente importante ou porque no futuro terá aplicação, mas porque ela é divertida, cheia de surpresas e bela.

Dia: 17 de outubro, 14:00

Manuela da Silva Souza (UFBA)

Título: Contação de histórias e um pouco de “classificações” em ambientes algébricos

Resumo: Nesta palestra, vou contar um pouco da minha história e tentar responder a seguinte pergunta: “O que são essas contas com polinômios não associativos que você tanto faz?”. O objetivo principal é manter a audiência acordada.

Dia: 17 de outubro, 15:10

Younes Nikdelan (UERJ)

Título: Sistemas de Tipo Ramanujan, Álgebra de Lie sl2(C) e Formas Modulares

Resumo: No decorrer de estudos das variedades de Calabi-Yau e algumas funções especiais surgidas nestes estudos, deparamos com certos sistemas das EDOs não-lineares chamados de sistemas de tipo de Ramanujan. Nesta palestra, numa linguagem simplificada e de fácil compreensão, introduzimos estes sistemas e os classificamos utilizando a álgebra de Lie sl2(C). Além disso, observamos que alguns desses sistemas possuem soluções em termos de formas modulares.

Dia: 17 de outubro, 16:50

Jordan Lambert (UFF)

Título: A geometria do ladrilhamento e o chapéu de Einstein

Resumo: Imagine que uma pessoa pretende revestir uma parede com ladrilhos, mas ela deseja encontrar um formato de ladrilho de forma que se encaixe um no outro sem deixar buracos e que não seja possível identificar nenhum aglomerado que se repita periodicamente. Este problema foi inicialmente proposto na década de 1960 e solucionado apenas em 2023. Nesta palestra, iremos falar um pouco sobre a arte, geometria, história relacionada ao problema, que inclui o famoso físico Roger Penrose e, finalmente, responder: o que é o chapéu de Einstein?

Dia: 18 de outubro, 15:10

Tiago Araújo Neves (UFF)

Título: Aprendizado de máquina: histórico e aplicações

Resumo: Esta apresentação faz um apanhado histórico sobre aprendizado de máquina, interligando os eventos com seu contexto histórico e aplicações. É uma apresentação para divulgação da ciência destinada ao público geral, dede pesquisadores até entusiastas do tema.

Dia: 18 de outubro, 16:50