Simpósio de Matemática da Região Sul Fluminense

InstagramYoutube

Palestras 2021

Maria José Pacífico (UFRJ)

Título: O efeito borboleta

Resumo: Vamos descrever o Efeito Borboleta e sua relação com o famoso Atrator de Lorenz.

Dia: 25 de maio às 14h

Link: https://www.youtube.com/watch?v=ufxSKKyX-do

María Amelia Salazar (UFF)

Título: Grupos de Lie e simetrias

Resumo: Os grupos aparecem como espaços de simetrias de objetos e a definição formal de grupos reflete as propriedades naturais que tais simetrias possuem. Os grupos de Lie aparecem como simetrias contínuas de objetos: por exemplo, as rotações de uma esfera no espaço Euclidiano. Em esta palestra vou dar uma introdução aos grupos de Lie e às ferramentas usadas para estudá-los.

Dia: 25 de Maio às 15:30 h

Link: https://www.youtube.com/watch?v=vdhHV0qvoO8

Carolina Araujo (IMPA)

Título: O que é a Geometria Algébrica?

Resumo: Nesta palestra, farei uma breve introdução à Geometria Algébrica, uma das áreas mais antigas da matemática, que vive na confluência da geometria e da álgebra. Após destacar alguns aspectos históricos e desenvolvimentos recentes, discutirei alguns dos principais desafios que norteiam o desenvolvimento desta área de pesquisa.

Dia: 26 de Maio às 14 h

Link: https://www.youtube.com/watch?v=CHKI2MrTkFg

Belita Koiller (UFRJ – Instituto de Física)

Título: Computadores quânticos em espaços de Hilbert… e no mundo real: qubits em semicondutores.

Resumo: Os avanços e vantagens de computadores quânticos sobre os clássicos foram inicialmente conquistados por matemáticos – que formularam matematicamente como realizar operações lógicas através de atributos quânticos de um sistema. Na 1a parte da apresentação será feita uma introdução discutindo os desenvolvimentos iniciais na formulação da área. Numa 2a parte, apresentaremos uma proposta de “hardware” para realizar as operações envolvidas nos algoritmos baseados na lógica da Mecânica Quântica.

Dia: 26 de Maio às 15:30 h

Link: https://www.youtube.com/watch?v=AocpFJn36d8

Jéssica Kubrusly (UFF)

Título: A Filtragem Colaborativa – um método de recomendação

Resumo: Os Sistemas de Recomendação, dentro da Ciências de Dados, buscam recomendar itens para consumidores. Esses itens podem ser filmes, livros, músicas, produtos, entre outros, e os consumidores, em geral, são clientes de lojas online ou frequentadores de redes sociais. O objetivo é recomendar um item relevante para o consumidor, isto é, um item que ele vá gostar de consumir. Nessa apresentação você vai conhecer um método de recomendação, a Filtragem Colaborativa, e explorar tudo que ele pode nos informar a partir do pacote CFilt do Programa R, pacote este desenvolvido em um projeto de Iniciação Científica do Instituto de Matemática e Estatística da UFF.

Dia: 27 de Maio às 14 h

Link: https://www.youtube.com/watch?v=sWawLR6ofsw

Walcy Santos (UFRJ)

Título: Geometria Diferencial no Brasil – uma viagem pelo desenvolvimento da área no país

Resumo: Nessa palestra iremos fazer um passeio pela história do desenvolvimento da Área de Geometria Diferencial no Brasil. Desde os primeiros trabalhos ainda no fim do século XIX que aparecem algum resultado de Geometria, passando pelos marcos do desenvolvimento da área como a os primeiros doutores em Geometria a se fixarem no País, a influência do Professor Manfredo Perdigão do Carmo e um panorama da Geometria no Brasil nos dias de hoje.

Dia: 27 de Maio às 15:30 h

Link: https://www.youtube.com/watch?v=zpmqDqpd5Yw

Skip to content