Simpósio de Matemática da Região Sul Fluminense

InstagramYoutube

Palestrantes 2025

Walcy Santos (UFRJ)

Título: Teorema de Pick: explorando relações entre geometria e topologia na educação básica

Dia: 10/09 às 14:00

Resumo: Nesta palestra apresentaremos o Teorema de Pick para cálculo de áreas de regiões
poligonais com vértices sobre uma malha de pontos de coordenadas inteiras.
Apresentaremos algumas aplicações e um recurso didático usando o Teorema de
Pick.
Numa segunda parte iremos apresentar o Teorema de Euler para regiões
poligonais no plano e ver sua conexão com o Teorema de Pick.

Lucas Seco (UnB)

Título: Toda matriz n x n é “quase” diagonalizável

Dia: 10/09 às 15:00

Resumo: O enunciado do título é um resultado fundamental de Álgebra Linear, mas que muitas vezes permanece pouco compreendido após um primeiro curso sobre o tema. O propósito dessa palestra é tornar esse enunciado mais preciso e o resultado mais familiar para estudantes de Álgebra Linear, seguindo um caminho distinto do usualmente apresentado nos livros-texto.

Jethro van Ekeren (IMPA)

Título: Moonshine: álgebra e geometria em 24 dimensões

Dia: 11/09 às 14:00

Resumo: A matemática está cheia de conexões surpreendentes entre objetos de naturezas distintas – discretas vs. contínuas, algébricas vs. geométricas. Nesta palestra, vou contar sobre uma rede de interações particularmente misteriosa e fascinante, que envolve reticulados em 24 dimensões, álgebras de Lie e álgebras de vértices, formas modulares, e um grupo finito chamado de “monstro”. A palestra será expositiva na maior parte, mas vou terminar apresentando alguns avanços recentes na classificação de álgebras de vértices de ‘tipo moonshine’.

Jessica Kubrusly (UFF)

Título: Uso de Modelos de Aprendizado de Máquina para Detectar Textos Criados por IA

Dia: 11/09 às 15:00

Resumo: O notável sucesso do ChatGPT e sua capacidade de gerar textos o tornaram uma ferramenta poderosa, que auxilia de forma significativa em diversas tarefas. Entretanto, sua aptidão para produzir artigos de opinião também levanta questões importantes, especialmente no que diz respeito à ética e ao plágio. Diante desse cenário, torna-se fundamental estudar formas de identificar textos gerados por inteligência artificial. Nesta apresentação, pretendo mostrar como técnicas de Mineração de Texto e Aprendizado de Máquina podem, em conjunto, desempenhar essa tarefa de maneira eficiente, alcançando resultados bastante promissores.

Sidarta Araújo Lima (UFRN)

Título: Modelos Matemático e Computacional Aplicados à
Indústria do Petróleo

Dia: 12/09 às 15:00

Resumo: A injeção de polímeros em reservatórios de petróleo representa uma técnica relevante para melhorar as curvas de produção de hidrocarbonetos. Nesta palestra, apresentamos uma modelagem matemática e computacional do processo de injeção de polímeros em reservatórios de petróleo. A modelagem matemática para hidrodinâmica dos fluidos é dada pela equação da conservação de massa das fases, bem como a lei de Darcy. Por sua vez, o transporte do polímero é regido pela equação de transporte em regime advectivo-dispersivo-reativo. A natureza reativa do transporte do polímero é modelada por leis de cinética expressas por equações diferenciais ordinárias. Do ponto de vista computacional, devido à heterogeneidade do termo de condutividade hidráulica, a hidrodinâmica é discretizada pelo método dos elementos finitos mistos dual. Por outro lado, devido à sua natureza hiperbólica, as equações da fase aquosa e do transporte do polímero são discretizadas pelo método dos volumes finitos explícito Central-Upwind. Finalmente, os métodos numéricos desenvolvidos são submetidos a testes de acurácia e precisão, demonstrando-se bastante robustos para descrever o processo de injeção de polímeros em reservatórios de petróleo.

Jairo Ramalho (UFPel)

Título: Desempenho térmico de trocadores de calor solo-ar: modelagem, experimentação e aplicações regionais

Dia: 12/09 às 16:40

Resumo: Trocadores de calor solo-ar (TCSA) são sistemas passivos que reduzem a carga térmica em edificações por meio da troca de calor entre o ar em dutos enterrados e o solo. A estabilidade térmica da terra em certas profundidades permite que o sistema funcione como dissipador no verão e fonte de calor no inverno. Esta palestra apresenta um balanço de pesquisas sobre o uso de TCSA, com modelos analíticos e numéricos validados por dados experimentais, focados na região sul do Brasil e norte do Uruguai. Também são analisados materiais galvanizados e de mudança de fase, além da aplicação da metodologia Constructal Design para otimizar a geometria do sistema. O estudo busca contribuir com soluções sustentáveis e recomendações práticas para a implementação de TCSA em contextos regionais.

Skip to content