Simpósio de Matemática da Região Sul Fluminense

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Minicursos 2024

MC1 – João Antônio Recio da Paixão (UFRJ)

Título: Compre um algoritmo e ganhe oito de graça: por que e como fatorar matrizes aproximadamente?

Dia: 30/09 e 01/10 – 10:00 às 12:00

Resumo: Dá para pintar a Mona Lisa só com 3 cores? O que usuários do Netflix mais levaram em consideração quando escolhem um filme? Qual é assunto mais importante no noticiário hoje? Quais foram os tópicos que os alunos menos entenderam no ENEM? Como reconhecer uma pessoa em uma imagem? Como identificar movimento em uma câmera de segurança? Uma computador consegue perceber que vermelho, verde e azul são as cores primárias? Nesse minicurso vamos ver que surpreendentemente todos esses problemas, em um certo sentido, são os mesmos: fatoração matricial aproximada! E mais surpreendente ainda é que eles podem ser resolvidos pelo mesmo algoritmo!

MC2 – Marina Sequeiros e Ivan Wilber Aguilar Maron (UFF)

Título: Introdução ao LaTeX

Dia: 30/09 e 02/10 – 10:00 às 12:00

Resumo: O LaTeX é um sistema de tipografia de alta qualidade para a redação de textos científicos, criado por Leslie Lamport na década de 1980. Ele é baseado no sistema TeX, criado por Donald Knuth na década de 1970. Atualmente, o LaTeX é amplamente utilizado pela comunidade científica para a produção de textos matemáticos e científicos, devido à sua alta qualidade estética e à sua capacidade de gerar documentos formatados de forma consistente. A maioria dos artigos, monografias, teses e livros científicos são redigidos usando o LaTeX. Neste minicurso, abordaremos os conceitos básicos do sistema de tipografia, a lógica do seu funcionamento, comandos, pacotes essenciais e redação de documentos.

Pré-Inscrição: https://forms.gle/aezXc8u8qCUAVFK59

MC3 – Honorio Fernando (UFF)

Título: Noções de Modelagem Matemática de Sistemas Contínuos: Da Equação Geral de Balanço aos
Princípios Básicos de Conservação

Dia: 30/09 e 01/10 – 18:00 às 20:00

Resumo: A modelagem matemática de sistemas contínuos exerce um papel importante na descrição de parte considerável de fenômenos de interesse prático tanto em ciências como em diversos aspectos da atividade técnica e industrial.
Neste minicurso serão discutidos modelos matemáticos cuja construção baseia-se em dois ingredientes principais:
• Leis gerais;
• Relações constitutivas;
As leis gerais decorrem da mecânica do contínuo e serão apresentadas como leis de balanço ou princípios de conservação, nomeadamente o princípio da conservação da massa, o princípio da conservação da energia e o princípio da conservação da quantidade de movimento ou momento linear.
Por outro lado, as relações constitutivas são de natureza experimental e fortemente dependentes das características do fenômeno em análise.
Finalmente, a combinação desses dois ingredientes resulta em uma equação diferencial parcial (EDP) ou em um sistema de EDP’s.
Visando ilustrar o processo de modelagem matemática abordado aqui, dois exemplos de aplicação serão apresentados. O primeiro é conhecido como sistema de Navier-Stokes incompressível e pode ser usado no estudo de escoamentos de fluidos incompressíveis. O segundo, chamado de equação do transporte, possui aplicabilidade em estudos de processos difusivos, dispersivos, advectivos, reativos, assim como quaisquer combinações desses processos.

MC4 – Wellington Tatagiba de Carvalho (CEFET/RJ)

Título: Desenvolvendo habilidades matemáticas através de jogos de tabuleiros

Dia: 30/09 e 01/10 – 18:00 às 20:00

Resumo: A exemplo de inúmeras tentativas de minimizar problemas relacionados ao mau desempenho do aluno em sala de aula, em especial no ensino de Matemática, apresentamos uma prática escolar com base numa proposta metodológica abordando jogos de tabuleiros.
Com uma vasta diversidade de jogos existentes, propomos usá-los para explorar, academicamente, características matemáticas presentes em cada um deles. Destacamos que, além do assunto matemático inerente ao jogo tratado, características secundárias acabam por serem desenvolvidas como a socialização entre os participantes, desenvolvimento de uma estratégia vencedora, comportamentos éticos no jogo, respeito às regras, interdisciplinaridade, entre outras.
Em se tratando de jogo de estratégia, o xadrez é o mais popular. Porém, existe uma infinidade de jogos de estratégias tão complexos e desafiadores quanto ele. Nessa classificação temos os jogos etnomatemáticos (como o Go, Gomoku e Fanorona) e jogos de tabuleiros modernos (como War, Fotossíntese e Projeto Gaia).
Esta prática escolar mostra-se uma alternativa capaz de motivar o aluno ao estudo da Matemática, aproximá-lo com o professor, torná-lo mais sociável, desenvolver a autoestima e instigá-lo sobre estratégias vencedoras.

MC5 – Miguel Schnoor (UFF)

Título: Bases Numéricas

Dia: 01/10 e 02/10 – 08:00 às 10:00

Resumo: Na escola, aprendemos a representar os números usando os sistema decimal e aprendemos a fazer contas a partir desse sistema. Entretanto, a maioria das pessoas não entende bem o que essa representação significa e desconhece que podemos usar outras bases, além da decimal, para variados fins. Nesse minicurso, estudaremos mais a fundo essas diferentes representações e veremos algumas aplicações interessantes e divertidas.

MC6 – Daniel Carvalho (Wolfram)

Título: Machine Learning, LLMs and Artificial Intelligence with Wolfram Language

Dia: 01/10 e 02/10 – 8:00 às 12:00

Resumo: Nesta oficina (workshop), vamos realizar diversos experimentos práticos com inteligência artificial (IA), síntese e análise de dados usando Wolfram Language. Vamos criar imagens, identificar conteúdo de imagens, gerar textos e sintetizar textos. Vamos explorar LLMs, entender as possibilidades e riscos da tecnologia. Criar e treinar classificadores usando aprendizagem de máquinas (machine learning). Vamos ter uma visão geral de como usar e se beneficiar da IA em projetos de pesquisa, ensino e P&D corporativos. Não é preciso experiência prévia nem saber programar.

Pré-Inscrição: https://forms.gle/rKBcRTjbnSZcYasG8

MC7 – Felipe Leite Coelho da Silva e Josiane S Cordeiro Coelho (UFRRJ)

Título: Séries temporais com o software livre R

Dia: 01/10 e 02/10 – 10:00 às 12:00

Resumo: Análise e previsão de séries temporais têm sido utilizadas em diversas áreas, tais como: economia, epidemiologia, medicina (eletrocardiograma), engenharia, ciências naturais (especialmente geofísica e meteorologia) e ciências sociais. Desta forma, há interesse em investigar o mecanismo de geração de uma série temporal, fazer previsão de comportamentos futuros, alem do controle de processos estatísticos. Neste contexto, a aplicação de modelos de séries temporais  podem contribuir para esta análise e previsão. O objetivo deste minicurso é apresentar como fazer análise exploratória utilizando como exemplo dados de energia elétrica  do setor industrial brasileiro. Além disso, será apresentado o potencial de ajuste e previsão dos modelos clássicos da teoria de séries temporais, aplicados aos dados de energia elétrica. A implementação computacional será desenvolvida no software livre R.

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