Simpósio de Matemática da Região Sul Fluminense

InstagramYoutube

Minicursos 2024

MC1 – Marina Sequeiros e Ivan Wilber Aguilar Maron (UFF)

Título: Introdução ao LaTeX

Dia: 20/05 e 22/05 – 8:00 às 12:00

Resumo: O LaTeX é um sistema de tipografia de alta qualidade para a redação de textos científicos, criado por Leslie Lamport na década de 1980. Ele é baseado no sistema TeX, criado por Donald Knuth na década de 1970. Atualmente, o LaTeX é amplamente utilizado pela comunidade científica para a produção de textos matemáticos e científicos, devido à sua alta qualidade estética e à sua capacidade de gerar documentos formatados de forma consistente. A maioria dos artigos, monografias, teses e livros científicos são redigidos usando o LaTeX. Neste minicurso, abordaremos os conceitos básicos do sistema de tipografia, a lógica do seu funcionamento, comandos, pacotes essenciais e redação de documentos.

MC1 – João Antônio Recio da Paixão (UFRJ)

Título: Compre um algoritmo e ganhe sete de graça: álgebra linear sem divisão e com pontos fixos

Dia: 20/05 e 21/05 – 10:00 às 12:00

Resumo: Existe um caminho entre duas cidades? Qual é o menor caminho entre elas? Qual é o caminho mais provável de ser utilizado? Como descobrir quais pedaços de um programa de computador são inúteis? Como encher sua mochila da melhor maneira? Como criar coelhos de maneira sustentável? Como calcular sen(2) no seu computador? Como desligar todas a luzes de uma sala? Como descobrir o que uma máquina de estados vai produzir na saída? Nesse minicurso vamos ver que surpreendentemente todos esses problemas, em um certo sentido, são os mesmos! E mais surpreendente ainda é que eles podem ser resolvidos pelo mesmo algoritmo! Para fazer isso vamos estudar uma álgebra linear sem a operacão de divisão (semi-anéis fechados).

MC3 – Wellington Tatagiba de Carvalho (CEFET/RJ)

Título: Desenvolvendo habilidades matemáticas através de jogos de tabuleiros

Dia: 20/05 e 21/05 – 18:00 às 20:00

Resumo: A exemplo de inúmeras tentativas de minimizar problemas relacionados ao mau desempenho do aluno em sala de aula, em especial no ensino de Matemática, apresentamos uma prática escolar com base numa proposta metodológica abordando jogos de tabuleiros.
Com uma vasta diversidade de jogos existentes, propomos usá-los para explorar, academicamente, características matemáticas presentes em cada um deles. Destacamos que, além do assunto matemático inerente ao jogo tratado, características secundárias acabam por serem desenvolvidas como a socialização entre os participantes, desenvolvimento de uma estratégia vencedora, comportamentos éticos no jogo, respeito às regras, interdisciplinaridade, entre outras.
Em se tratando de jogo de estratégia, o xadrez é o mais popular. Porém, existe uma infinidade de jogos de estratégias tão complexos e desafiadores quanto ele. Nessa classificação temos os jogos etnomatemáticos (como o Go, Gomoku e Fanorona) e jogos de tabuleiros modernos (como War, Fotossíntese e Projeto Gaia).
Esta prática escolar mostra-se uma alternativa capaz de motivar o aluno ao estudo da Matemática, aproximá-lo com o professor, torná-lo mais sociável, desenvolver a autoestima e instigá-lo sobre estratégias vencedoras.

MC4 – Honorio Fernando (UFF)

Título:

Dia: 20/05 e 21/05 – 18:00 às 20:00

Resumo:

Miguel Schnoor (UFF)

Título:

Dia: 21/05 e 22/05 – 08:00 às 10:00

Resumo:

MC6 – Felipe Leite Coelho Silva (UFRRJ)

Título:

Dia: 21/05 e 22/05 – 10:00 às 12:00

Resumo:

MC7 – Daniel Carvalho (Wolfram)

Título:

Dia: 22/05 – 8:00 às 12:00 (ONLINE)

Resumo:

Skip to content