Simpósio de Matemática da Região Sul Fluminense

InstagramYoutube

Palestrantes 2024

Celso Costa (UFF)

Título: Superfície Costa e minhas histórias

Dia: 20/05 às 14:00

Resumo: Apresentarei os principais fatos gerais (matemáticos e lúdicos) acerca da descoberta da Superfície Costa, motivando com películas de sabão e projeção de slides. Abordarei também minha contribuição à compreensão das lendas que movimentam a criação em matemática, presentes em meu romance a “Vida misteriosa dos matemáticos” e ainda apresentarei uma visão panorâmica do romance de formação de um menino/adolescente no mundo da matemática, o protagonista de “A arte de driblar destinos”, romance ganhador do prêmio LeYa 2022.

João Frederico C. A. Meyer (UNICAMP)

Título: Modelagem Matemática: como a Matemática vê o mundo – e dá seus pitacos!

Dia: 21/05 às 14:00

Resumo: De início, é feita uma de praticamente infinitas definições daquilo que é a Modelagem Matemática e, em seguida, alguns exemplos serão apresentados, avaliados criticamente e discutidos. Todos os exemplos mencionados tiveram origem em problemas reais no âmbito majoritariamente da Ecologia Matemática, isto é, envolvendo mudanças globais, dinâmicas de populações,impacto ambiental e epidemiologia. O conteúdo matemático necessário começa com conceitos matemáticos de ensino médio, passando pela graduação e, apenas nos últimos casos, usando matemática nos anos finais da graduação ou início da pós. Espera-se que as pessoas do público interrompam o palestrante o tempo todo…

Jethro van Ekeren (IMPA)

Título: As álgebras da física clássica e quântica

Dia: 21/05 às 15:10

Resumo: Esta palestra é sobre certas estruturas algébricas, como as álgebras de Lie e de Poisson e as álgebras de vértices, as suas relações entre si, e suas origens na física matemática. Em linhas gerais, as álgebras de Poisson surgem da mecânica clássica, as álgebras de Lie são fundamentais na passagem para a mecânica quântica, e as álgebras de vértices aparecem quando tentamos generalizar tudo isso ao contexto de campos. A palestra será, na maior parte, exposição, mas vou concluir com alguns resultados recentes sobre as álgebras de vértices e a quantização.

Carla Silva Oliveira (ENCE/IBGE)

Título: Teoria Espectral dos Grafos e Algumas Aplicações

Dia: 22/05 às 15:10

Resumo: A Teoria dos Grafos, uma área clássica e consolidada na Pesquisa Operacional e na Ciência da Computação, juntamente com a Álgebra Linear, quando aplicada à Teoria dos Grafos utilizando matrizes, por exemplo, a de adjacência, incidência, laplaciana e laplaciana sem sinal, que representam grafos, formam a base para a Teoria Espectral dos Grafos (TEG). Seu desenvolvimento teve início por volta de 1950 baseando-se principalmente na aplicação de técnicas algébricas em grafos para transformar suas propriedades em propriedades algébricas e utilizar resultados e métodos da álgebra para deduzir resultados sobre grafos. Em particular, o estudo de autovalores da matriz de adjacência de um grafo (autovalores do grafo), tem desempenhado um papel muito importante no fortalecimento da conexão da TEG com diversas outras áreas da Matemática. Nesta apresentação, são expostos alguns resultados relacionando os autovalores das matrizes acima citadas e alguns invariantes de grafos. Além disso, são destacadas algumas aplicações de invariantes espectrais em redes complexas.

Felipe Acker (UFRJ)

Título: Probabilidade e Geometria: Matrizes de Markov

Dia: 22/05 às 16:40

Resumo: As relações entre Geometria e Estatística, ou mesmo entre Geometria e Probabilidade, são frequentemente negligenciadas. Nesta palestra abordaremos um exemplo simples, fazendo uma releitura geométrica de um resultado clássico em Processos Estocásticos.

Skip to content