Simpósio de Matemática da Região Sul Fluminense

InstagramYoutube

Minicursos 2023

MC1 – Marina Sequeiros e Ivan Wilber Aguilar Maron (ICEx-UFF)

Título: Introdução ao LaTeX

Dia: 17 e 18 de outubro, 8:00 (laboratório 108B)

Resumo: O LaTeX é um sistema de tipografia de alta qualidade para a redação de textos científicos, criado por Leslie Lamport na década de 1980. Ele é baseado no sistema TeX, criado por Donald Knuth na década de 1970. Atualmente, o LaTeX é amplamente utilizado pela comunidade científica para a produção de textos matemáticos e científicos, devido à sua alta qualidade estética e à sua capacidade de gerar documentos formatados de forma consistente. A maioria dos artigos, monografias, teses e livros científicos são redigidos usando o LaTeX. Neste minicurso, abordaremos os conceitos básicos do sistema de tipografia, a lógica do seu funcionamento, comandos, pacotes essenciais e redação de documentos.


MC2: Tiago Soares dos Reis (IFRJ)

Título: Criptografia e Números Primos

Dia: 17 e 18 de outubro, 10:00 (sala 302B)

Resumo: Como trocar mensagens ou digitar a senha no aplicativo do banco sem que as informações sejam interceptadas por um “fofoqueiro”? Você pode codificar as informações! E uma forma de fazer isso é através da criptografia. A criptografia estuda e desenvolve métodos de se proteger informações de um “intruso”. E, para o sucesso dessa empreitada, a matemática é essencial. Um dos conteúdos fundamentais em criptografia é a Aritmética Modular com participação especialíssima dos números primos. Neste minicurso, faremos uma breve introdução à criptografia, um apanhado geral sobre aritmética modular e propriedades dos números primos e mostraremos como esses conceitos matemáticos são utilizados no sistema RSA de criptografia.


MC3: Jorge Petrúcio Viana (UFF-Niterói)

Título: Introdução aos Princípios de Contagem e à Contagem por Meio de Algoritmos

Dia: 17 e 18 de outubro, 10:00 (sala 211B)

Resumo: Vamos descrever e exemplificar uma abordagem – baseada em Princípios de Contagem e Algoritmos de Geração de Objetos – para enfrentar o desafio de aprender (e ensinar) a resolver problemas de contagem.
Diferente das abordagens mais difundidas, que empregam fórmulas, o método que vamos ilustrar aplica, de maneira essencial, estratégias para a geração de objetos, de modo a contá-los sem que seja preciso realmente gerá-los pelas estratégias descritas.
Assim, nosso foco principal é estabelecer e descrever os princípios básicos de contagem e os algoritmos básicos de geração de objetos, empregando-os na efetiva resolução de vários problemas de contagem, ou seja, na determinação do número de objetos satisfazendo determinadas restrições.
Em particular, vamos discutir, neste contexto, a contagem das configurações clássicas – arranjos, combinações, permutações e permutações circulares – com ou sem a repetição de objetos.


MC4: Honório Joaquim Fernando (ICEx-UFF)

Título: Método de Elementos Finitos: Conceitos Básicos e Exemplo de Aplicação com C++

Dia: 17 e 18 de outubro, 18:00 (sala 208C)

Resumo: O método de elementos finitos (MEF), é mais uma técnica numérica que se soma a tantas outras que têm por finalidade a obtenção de soluções aproximadas para equações diferenciais (ED). O objetivo deste minicurso é
promover uma iniciação dos estudantes com o MEF por meio de um exemplo simples que demonstre:
• como reformular o problema original definido pela ED em termos de um problema variacional contínuo;
• como definir os dois espaços de funções (tentativa e teste) envolvendo o problema variacional contínuo;
• como lidar com as condições de contorno de Dirichlet, Neumann e Robin;
• como formular o problema variacional discreto via método de Galerkin clássico;
• como definir triangulações (partições) sobre domínios simples;
• como definir subspaços discretos para o problema variacional discreto via base lagrangeana;
• como obter o sistema de equaçôes lineares associado ao problema variacional discreto;
• como visualizar a solução discreta do sistema de equações lineares;
Para fazer isso, consideramos o problema de Poisson unidimensional com condições de contorno de Dirichlet, implementado em C++ visando mostrar alguns aspectos da programação orientada a objetos.


MC5: Alex Laier Bordignon (UFF-Niterói)

Título: LLM: Large Language Models Conceitos Iniciais

Dia: 17 e 18 de outubro, 18:00 (laboratório 108B)

Resumo: “LLM: Large Language Models Conceitos Iniciais” explora a evolução do processamento de linguagem, desde RNNs e LSTMs até a inovadora arquitetura apresentada no artigo ” Attention is All You Need”. Esse modelo transformador substitui a recorrência por atenção, permitindo relações globais entre palavras. Avanços como GPT e BERT são discutidos, destacando seu impacto em aplicações. O minicuruso apresenta os pricipais avanços que permitiram a criação do Chatgpt, enfatiza o papel dos LLMs na remodelagem da compreensão e geração de linguagem natural, na interseção entre IA e comunicação.

Skip to content